quinta-feira, 14 de maio de 2015

Jim Knopf e Lucas, o maquinista

Depois que li A história sem fim, de Michael Ende, fiquei doida para ler outros livros do autor. Encontrei este, Jim Knopf e Lucas, o maquinista, que, por ser de Michael Ende, estava na minha lista de desejos.
Agarrei o livro. Tinha umas letras enormes, mas eram duzentas páginas, então valia a pena.  As ilustrações eram bem feitas e o livro era engraçadíssimo! Descobri então que Michael Ende era o escritor do impossível. Escrevia tudo o que vinha em sua mente e suas narrações eram claras e diretas, não deixando o leitor entediado. Amei o livro!

Com certeza você vai querer saber sobre o que se trata a história...
Bom, Lummerland era uma ilha bem pequena. Tanto que nela só cabiam quatro pessoas e uma locomotiva. Seus nomes eram o sr. Colarinho, a sra. Hem, o rei Quinze-para-meio-dia, Lucas, o maquinista e a locomotiva Ema. Tudo ia bem e tranquilo quando chegou em Lummerland um pacote muito misterioso. O endereço não era Lummerland e ,sim, Xummerland e não havia o nome do remetente. Bom, Xummerland só podia ser Lummerland, né? E como não houvesse outro país com nome parecido, resolveram abrir o pacote. Nele havia um menino, um bebezinho negro muito bonitinho. A senhora Hem resolveu ficar com ele. Chamaram-no Jim Knopf.
Jim cresceu forte e sadio e ficou muito amigo de Lucas, o maquinista.
Certo dia o rei Quinze-para-meio-dia disse a Lucas que logo Jim se tornaria um homem grande e não haveria espaço na ilha para ele. Não queria abandonar o menino e nem outro dos quatro habitantes da ilha. Só restava a locomotiva Ema. Mas Lucas adorava aquela locomotiva! O que faria um maquinista sem uma locomotiva? Seria vergonhoso! Então Lucas resolve partir em segredo com a locomotiva. Assim Jim poderia continuar morando na ilha com a sra. Hem, sua mãe adotiva. Jim descobre e resolve partir com eles. Eles percorrem o mundo e descobrem que o governador de Mandala teve sua filha sequestrada e levada para a Cidade dos Dragões. E os dois maquinistas e a locomotiva vão procurá-la.
Em que resultará essa busca? Só há um jeito de saber...

Título: Jim Knopf e Lucas, o maquinista.
Autor: Michel Ende
Recomendado a: jovens a partir de dez ou onze anos
Texto integral, mas fácil e divertido de ler!

Nenhum comentário:

Postar um comentário