terça-feira, 11 de agosto de 2015

O Castelo dos Três Pendões

No castelo de Valério haviam três pendões que representavam as três maiores conquistas de sua família. Aqueles três pendões deviam ser honrados e se Valério ou qualquer membro de sua família fizesse algum ato vergonhoso que manchasse a honra de sua família, aqueles três pendões deviam ser retirados da sala onde ficavam expostos. E aquele que tivesse desonrado a família, não mais deveria pôr os pés no castelo.
As grandes navegações já estavam começando. Navios carregados de soldados partiam em buscas de novas terras e especiarias. Os cavaleiros, pouco a pouco, eram convocados para participar de alguma frota, sendo forçados a deixar suas casas e famílias. Os cavaleiros faziam isso com muito vigor e ansiedade. Mas Valério tinha medo do mar. As ondas o deixavam enjoado. A última coisa que ele poderia esperar era ser chamado para participar de alguma frota. Mas ele foi chamado.
Bem, não havia remédio: ele tinha que ir. Ele deveria trabalhar no convés de uma embarcação no meio do mar. As ondas subindo e descendo, fazendo o navio subir e descer no mesmo ritmo lento. Valério sentia-se enjoado só de pensar. Ele não podia ir, ele não conseguia. Valério fugiu da missão que lhe fora oferecida, desonrando sua família e fazendo os três pendões serem guardados. Quando as pessoas souberam do declive do cavaleiro, não quiseram mais saber dele, até sua namorada o rejeitara. Desconfortado, Valério procurou refúgio em seu castelo, mas seu criado o impediu de entrar. O Castelo dos Três Pendões não poderia servir de casa a um cavaleiro que desonra seu nome. Ele estava só.
Arrependido, Valério terá que mostrar seu valor e tentar restituir o título da família.

Uma leitura simples e interessante para os jovens leitores e para aqueles que quiserem ter uma boa noção de como foram as navegações.

Título: O Castelo dos Três Pendões
Autor: Balthazar de Godoy Mozeiza
Recomendado a: jovens de dez anos em diante.




3 comentários:

  1. Nooosssa ...quanta lembrança...estou com 69 anos....e quando tinha 10 anos..ganhei da professora Eronildes Ramos Cepeda este livro..que me acompanhou por muitos anos...até meus filhos o conheceram...hoje devido á muitas mudanças, o perdi....mas lembro até hoje....obrigada

    ResponderExcluir
  2. Foi o primeiro livro que li, em 1970. Em Lages-SC.

    ResponderExcluir