quarta-feira, 23 de junho de 2021

A Saga Wingfeather - Nos limites do Mar Sombrio da Escuridão

 Lançado em português pela primeira vez, o primeiro livro da Saga Wingfeather me surpreendeu. Fazia anos que eu não lia um bom livro de aventura! Eu nunca tinha ouvido falar de Andrew Peterson... O lançamento me atraiu pelas belas ilustrações e pela autoria cristã. Imaginei que valeria a pena... E fiquei boquiaberta! Achei o livro sensacional, com personagens cativantes, enredo impressionante e criaturas incríveis, além de vários comentários divertidos do autor ao longo do livro que me fizeram rir mais de uma vez. O livro prende a atenção. Eu li em quatro dias, mas teria lido em muito menos se não tivesse tantas coisas para fazer. E gostei muito! Até mordi os lábios, amedrontada, em uma das cenas de tensão! Não vou esquecer essa história tão cedo! 

Mas afinal, qual a história?


Janner, Tink e Leeli Igiby vivem em um pequeno chalé, nas cercanias de Glipwood, na companhia da mãe viúva e do avô materno. Após a Grande Guerra, Glipwood não é mais uma cidade pacífica e está sob o domínio de Gnag, o Sem-Nome. Os moradores são constantemente aterrorizados pelos escorregadios Fangs de Dang. Os Fangs são lagartos maiores do que pessoas, cujo coração cruel e mente ardilosa se comprazem em transformar a vida dos cidadãos em um verdadeiro caos. Ninguém pode possuir armas, todos vivem amedrontados e... uma Carruagem Negra passeia à noite, roubando crianças para serem escravas de Gnag.

Longe de se revoltar contra a situação, a família Igiby se resigna, mas Janner, o mais velho, esconde um grande desejo. Ele anseia conhecer novas terras, viver suas aventuras. Janner guarda um retrato de seu pai - de quem sua mãe nunca fala - onde se vê o pai dos Igiby em um barco, com um sorriso corajoso no rosto. Como Janner gostaria de ser livre e valente como seu pai! Mas, ao contrário, ele deve cuidar de seus irmãos mais novos e isso lhe deixa muito irritado. 

A vida parada e tranquila de Janner, no entanto, está prestes a mudar quando Leeli se mete em confusão com um dos Fangs. Seu cachorrinho, Nugget, havia passado na frente do lagarto e o fizera cair. Irritado, o escamoso tentara matá-lo, recebendo em troca um chute poderoso da pequena Leeli. Um Fang machucado por uma garotinha? A criatura destila veneno e mostra as garras, preparando-se para matá-la por tanta ousadia, mas a intervenção de Janner e Tink o impedem. Slarb, o Fang chutado por Leeli, promete vingança... e a vingança de um Fang de Dang é terrível!

A vida dos Igiby nunca mais será a mesma! Slarb está atrás deles, com fome de vingança! Fome mesmo!

E a ameaça não será apenas uma só. Outros acidentes e descobertas revelam que os Igiby não são qualquer um e estão sendo caçados!

Ao longo do livro, Janne, Tink e Leeli se vêem às voltas com inúmeros problemas com os Fangs e até com Gnag, o Sem-Nome. O que o Grande Mal pode querer com os pequenos Igiby? E o que são as Joias de Anniera que ele procura? E afinal, quem era seu pai? Por que ele não sabe o seu nome?

Bem, parece que Glipwood não será mais a mesma para a família Igiby!

Se você gosta de criaturas fantásticas e histórias que te imergem de repente em um novo mundo, este livro é para você! Janner e seus irmãos estão ansiosos para contar a história de suas aventuras, repletas de perigo e de uma boa dose de humor! Vamos, o que está esperando? É a chance de se divertir pra valer!

 

* * *

Quero parar aqui para fazer um elogio à Editora Trinitas por essa edição. Parece que é o primeiro livro que eles fazem de fantasia. E estão de parabéns! Adorei o livro (chegou rápido em casa!). É uma recomendação maravilhosa para crianças de dez anos em diante!

 



 Obs.: Algum católico tem alguma dúvida? O livro é cristão, como eu falei, mas isso apenas nos dá um selo de garantia para a obra: não há nenhuma daquelas palhaçadas imorais que os livros modernos costumam trazer para nossas crianças. Se querem saber se algo me incomodou pelo fato do autor ser protestante, direi que apenas que acho estranho eles dizerem "orar ao Criador" em vez do nosso habitual "rezar". De resto, não há nada influindo na obra. E de novo: recomendo muito a leitura, então compre aqui!


TÍTULO: Além dos limites do Mar Sombrio da Escuridão

AUTOR: Andrew Peterson

GÊNERO: Fantasia

DO MESMO ESTILO DE: O Senhor dos Anéis, Nárnia, Coração de Tinta e A História Sem Fim.

RECOMENDADO A: jovens leitores de dez anos ou mais.

EDITORA: Trinitas

LIVRO ILUSTRADO. TEXTO INTEGRAL.

 







Um comentário: