quarta-feira, 20 de abril de 2016

Ilíada

O casamento de Peleu e Tétis estava sendo festejado com muita alegria. Todas os deuses e as deusas do Olimpo compareceram, levando presentes dignos do casal. No entanto, Éris, a deusa da discórdia, não havia sido convidada e ela, furiosa, surgiu no auge dos festejos a fim de vingar-se. Sua vingança foi bem simples, porém maldosa. Éris lançou o pomo da discórdia entre as deusas do Olimpo. Era uma maçã de ouro, na qual estavam gravadas estas palavras:
"Para a mais bela."
Foi um tumulto. Todas as deusas do Olimpo se achavam no direito da posse do pomo de ouro. Elas não chegavam a um acordo, e a briga continuou no Olimpo. Decidiu-se, pois, que quem escolheria a mais bela das deusas seria um mortal. O encargo foi confiado a Páris, rei de Tróia. Ele elegeu Afrodite, deusa do amor e da beleza. Em troca, Afrodite lhe prometeu a esposa mais bela dentre os mortais. A mais bela sem dúvida era Helena. Porém ela já estava casada com Menelau, filho do mais poderoso dos chefes gregos. Páris não perdeu tempo, foi à casa de Menelau, e depois de passar alguns dias lá, acabou por seduzir Helena e ela partiu com ele para Tróia. Menelau enfureceu-se e declarou guerra à Páris. 
Iniciava-se a guerra entre gregos e troianos. 

Em trinta capítulos curtos e bem divididos, a Guerra de Tróia é narrada de maneira a agradar as crianças já em seus dez anos. Realmente, é uma adaptação bem simples, porém bem escrita. 
Combates corpo a corpo, assaltos repentinos, fugas e retiradas, espionagens, vitórias e derrotas... Tudo isso pode ser encontrado na Ilíada, sem contar com as intervenções dos deuses, que se intrometem nos momentos mais críticos, mudando completamente o destino dos guerreiros e mantendo no leitor a expectativa de surpresas a todo instante.

Título: Ilíada
Autor: Homero
Adaptação de José Angeli
Editora Reencontro.
Recomendado a partir de dez anos.

2 comentários: