sábado, 2 de janeiro de 2016

Moby Dick

Eu estava procurando alguma aventura marítima para ler e esse livro não poderia ter aparecido em outra hora.
Comecei a ler. Mas, para ser sincera, não estava uma leitura muito empolgante. Não desisti e não me arrependi. Mas deixa eu contar sobre o que é o livro, para depois continuar com as minhas impressões.
Ismael estava em uma situação difícil, com os bolsos vazios, sem nada para fazer em uma cidade pouco interessante. Foi por isso que ele resolveu embarcar em um navio e correr pelo mundo. Mas ele estava disposto a embarcar para trabalhar e não como turista. Então ele embarcou em um navio baleeiro, juntamente com um arpoador que ele conheceu em uma estalagem e com quem travou amizade.
O nome do navio baleeiro é Pequod  e o nome do arpoador é Queequeg. Então Ismael e Queequeg embarcam no Pequod. Assim começa a grande aventura! Pois o capitão do Pequod é um homem com um desejo louco de vingança. O capitão Acab, esse capitão de quem lhes falei, quer se vingar da terrível Moby Dick, a baleia branca. Uma baleia branca? Está me dizendo que esse capitão singra o mar com tamanha persistência para acabar com uma baleia branca? Uma simples e inofensiva baleia branca?
Não, não é bem isso! Não é uma simples e inofensiva baleia branca! É uma cachalote assassina! Um monstro! Uma baleia que ataca e destrói vários navios e mata tantos quantos  homens estiverem a bordo! E o capitão Acab quer acabar com essa baleia branca, sem pensar nos perigos que vai encontrar? Será que não sabe o risco que estará correndo nessa jornada?
O capitão Acab está tão convicto a matar essa fera que nem pensa nos perigos. Pouco lhe importa a própria vida. Tudo o que ele quer é fazer a cachalote afundar no oceano. E isso é tão difícil! Quantos baleeiros já passaram por ela e acabaram despedaçados! Quantos marujos terminaram suas vidas no mar ou sem um membro por causa desta fera! E o capitão Acab insiste em persegui-la!
É a esse capitão que Ismael e Queequeg estão destinados a obedecer agora que embarcaram no Pequod. Quantos marinheiros se salvarão nessa aventura? Que fim levará Moby Dick? Que fim levará o próprio capitão Acab?
São todas essas perguntas que rodeiam esse livro e fazem dessa história uma aventura emocionante!

Emocionante? Sim, eu disse que não achei o livro muito empolgante no início, mas à medida que avancei na leitura, que cheguei cada vez mais perto da baleia branca, que os perigos foram aumentando, eu mudei de ideia. A história é muito emocionante!

Título: Moby Dick
Autor: Herman Melville
Recomendado a jovens de doze anos em diante.
Adaptado.

Um comentário:

  1. Confesso que precisei procurar o verbo singrar no dicionário. 😉 Fiquei com vontade de ler...depois de O Lobo do Mar, claro!

    ResponderExcluir