terça-feira, 1 de dezembro de 2015

Oliver Twist

Adaptação de Myriam Campello
Após dar a luz a Oliver Twist, sua mãe morre, deixando o menino sozinho no mundo. Perdido em um asilo onde as crianças passam fome, pobre e de pais desconhecidos. O que se pode esperar de um garoto tão desafortunado?
O asilo onde se encontra Oliver é um lugar muito difícil de se manter vivo. As crianças não são bem alimentadas, ficam doentes, recebem poucos cuidados e são maltratadas, a maioria acaba morrendo, sem dúvida.
Oliver Twist já completara dez anos.
O Sr. Bumble, um bedel responsável pelo asilo, arruma para Oliver um emprego numa funerária. Mas o emprego de Oliver era muito difícil para ele, seus patrões o maltratavam e eram injustos. Oprimido por aquela vida complicada que estava levando, Oliver foge para Londres e tenta viver com as próprias mãos. Lá ele encontra um rapaz na estrada que lhe garante uma cama para dormir e comida para comer. O dono da cama onde Oliver iria dormir e da comida que Oliver iria comer era Fagin. Fagin aceitou Oliver de muito bom grado em sua casa. Mas o que Oliver não sabia, e que não demoraria muito para descobrir, era que Fagin ensinava rapazes a roubar. E ele pretendia ensinar a Oliver o mesmo ofício. Desvencilhar-se de um bando de ladrões é uma tarefa complicada, não resta dúvida. E Fagin já planejara o primeiro roubo de Oliver. Mas Fagin tinha também um chefe, Bill Sikes, ladrão ainda pior do que ele e que trará muitos sofrimentos ao nosso herói. Reunindo toda a sua coragem de garoto, Oliver tentará melhorar sua situação e descobrir quem são seus pais.
Mas não vou dizer que Oliver estava totalmente sozinho no mundo. Não, durante suas desventuras com os bandidos de Fagin, Oliver cai nas boas mãos do sr. Brownlow, que o ajudará a descobrir seu parentesco e fugir dos bandidos que o perseguiam.
Essas e outras são as aventuras que Oliver Twist terá que enfrentar num mundo grande demais para ele, contando com a ajuda de alguns e sendo prejudicado por outros.

Oliver Twist é um livro muito interessante. Lê-lo foi muito bom. Acho que agradará tanto a meninos como a meninas. Pelo que pesquisei, muitas pessoas leram na adolescência, com 12 ou 13 anos.

Obra original em português
Hoje pude ter em mãos a obra original em português e fiquei morrendo de vontade de ler de novo, só para ler a obra original. Vale a pena. E a leitura não me parece difícil, pelo que pude constatar ao ler alguns trechos.

Título: Oliver Twist
Autor: Charles Dickens
Recomendado a jovens de doze ou treze anos.



Nenhum comentário:

Postar um comentário