terça-feira, 24 de junho de 2014

Os filhos de Húrin


Húrin foi o homem que teve a coragem de desafiar Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, frente a frente. Este amaldiçoou a Húrin e a toda sua família. Húrin guerreia com os cavaleiros de Morgoth na Batalha das Lágrimas sem Conta e vira escravo de Morgoth.
Não tendo voltado o seu pai, Túrin parte com o nome de Turambar para através das montanhas no sul onde pode haver alguma esperança. Niënor, que nasce aos nove anos de Túrin, parte atrás de seu irmão com o nome de Níniel. Sabendo do perigo que sua mãe Morwen e sua irmã corriam ele volta e não a encontra, então começa a grande procura dos irmãos. Morgoth dominava em sua temível fortaleza de Angband e o ódio de Morgoth cresce devido a compaixão de Túrin e Niënor, enviando seu servo, um espírito em forma de dragão sem asas: Glaurung. Ele desvia os dois irmãos por meio de mentiras fazendo a maldição se cumprir...

A história se desenrola em muita aventura e surpresa. É muito bem narrada e tem a descrição detalhada, o que torna a história muito interessante. Aliás, interessantíssima!
Obs.: Reli o livro aos catorze anos e achei a leitura bem mais tranquila. Talvez a leitura seja mais apropriada para essa idade.

"O mais sombrio de todos os contos de Tolkien"
Times Literary Supplement

Título: Os Filhos de Húrin
Autor: J. R. R. Tolkien
Recomendado a jovens de doze anos. 
Correção: a jovens de catorze anos.
Texto integral.

Nenhum comentário:

Postar um comentário