terça-feira, 20 de outubro de 2015

David Copperfield

David Copperfield era órfão de pai. Com ele moravam sua mãe e a empregada Pegotty.
Certa vez, Pegotty convidou David para passar as férias em sua casa. Passou dias deliciosos com a família de Pegotty. Quando voltou para casa, David estranhou que sua mãe não tivesse vindo recebê-lo, mas foi ao seu encontro.
Ao lado de sua mãe estava um outro homem, que ele já vira algumas vezes, mas com quem nunca simpatizara. A mãe de David disse a ele que aquele homem era seu novo pai.
Os primeiros momentos com o novo pai foram um pouco constrangedores para David que não estava habituado a mudanças assim tão drásticas. Qualquer um ficaria meio abalado ao voltar para casa e encontrar um homem que diz ser seu pai. Mas era a realidade e David teria que suportá-la.
O sr. Murdstone, seu novo pai, era um sujeito um pouco rígido. Ele e sua irmã, Jane Murdstone, que também moraria com eles a partir daquele momento, começaram a mudar algumas coisas na vida de David. Jane Murdstone se responsabilizara em mudar tudo na casa e seu irmão começou a mudar tudo na família. Mas David mais sofreu foi com a rígida mudança em sua educação.
 O sr. Murdstone e sua irmã cuidavam da educação do menino. Se ele não sabia as lições, levava um castigo, uma surra. David se esforçava muito para estudar, mas quando percebia o olhar insistente de Jane Murdstone sobre ele, esquecia tudo o que havia estudado! Sua mãe ainda tentava soprar-lhe algumas dicas escondida, mas era surpreendida e repreendida por seu marido.
David Copperfield já não estava mais aguentando aquilo. Como sofria o menino! Certo dia, o sr. Murdstone resolveu colocá-lo num colégio, onde foi cruelmente tratado, com injustiças e castigos. Quando o garoto já não aguentava estudar, o sr. Murdstone o coloca para trabalhar em algum emprego qualquer para sustentar a si próprio.
A vida de David era dura e difícil. Foi então que David Copperfield resolve fugir. Mas não é por isso que conseguirá escapar das injustiças do mundo. Ele ainda se verá rodeado delas, mas saberá encarar a todas com prudência necessária? Como todo garoto, David cresce, e com ele as dificuldades da vida...

Um livro realmente interessante. Tentei ler uma vez, faz um tempo e não consegui. Agora eu tentei novamente, prestando mais atenção na leitura. Adorei o livro!
É curioso... Eu nunca tive muito êxito em minhas leituras de Charles Dickens, pois tentei muito nova e fiquei com um certo trauma de qualquer livro do autor. Mas hoje, quando tentei ler mais uma vez, li com tanta facilidade que comecei a me interessar em Charles Dickens.
Quando terminei de ler David Copperfield, senti uma enorme vontade de aplaudir a obra e comecei a bater palmas. Contei o fato a minha mãe, que surpreendeu-se, pois conhecia minha antiga aversão ao autor. Acho que, para quem tinha aversão a qualquer livro de Charles Dickens, eu agora me interesso demais!

Título: David Copperfield
Autor: Charles Dickens
Recomendado a: jovens de treze anos ou mais
Adaptação de Oswaldo Waddington

Nenhum comentário:

Postar um comentário