quinta-feira, 25 de junho de 2015

Sem Família

O livro relata a história de um garoto chamado Renato que descobre que a mulher que cuida dele não é a sua mãe. E quem ele considerava seu pai não queria mais saber dele já que um acidente interrompera seu trabalho e ele não poderia alimentar mais uma boca. Querendo tirar proveito do rapaz, o seu "pai" vende-o para um músico e adestrador de cães ambulante, o sr. Vitalis.
Renato passou bom tempo com o sr. Vitalis, que tocava música e fazia apresentações com seus cães nas praças. Mas quando Vitalis é preso, Renato se vê sozinho com os cães e é obrigado a usar do que sabe para ganhar dinheiro. Tocando harpa e fazendo os cães dançarem, Renato inicia uma jornada emocionante. Uma jornada que nem em sonhos ele imaginaria enfrentar! Além disso, Renato precisa descobrir quem são seus verdadeiros pais e para isso precisará de muito mais que um pouco de coragem!

A história do garotinho abandonado comoverá o público jovem e adulto do mundo inteiro! Mas não é só a beleza da história que convencerá o leitor a ler. O livro nos traz um texto muito bem adaptado e ilustrações simples e bonitas. É Renato quem conta a história para nós, ou seja, a história é narrada em primeira pessoa. Isso faz com que o leitor tome parte nas decisões do personagem principal, auxiliando na compreensão do texto. Por exemplo, num momento de dificuldade, em que Renato precisar tomar uma decisão difícil, o leitor participa de suas aflições e sente o mesmo alívio que o personagem quando a decisão for tomada.
Boa leitura!

Título: Sem Família
Autor: Hector Malot
Recomendado a: jovens de onze anos ou mais.
Adaptação de Virgínia Lefèvbre


Nenhum comentário:

Postar um comentário