quinta-feira, 26 de fevereiro de 2015

A confissão

Uma ótima leitura para a quaresma, não espiritual, mas de doutrina. Eu nunca imaginei que este livro -  que passava despercebidamente por  meu vigilante olhar na prateleira da sala - pudesse ser tão bom!
É fininho, você termina em uma semana (eu pelo menos).
O Monsenhor de Ségur escreve tão bem este livro! Parece que nos conhece bem no fundo da nossa alma, pois ele toca no assunto que mais nos cria dúvidas. O título dos capítulos são perguntas sobre a confissão que se passam na cabeça de um homem qualquer e o seu conteúdo é a resposta. E os capítulos não passam de cinco páginas.
Ele é escrito clara e simplesmente, tornando fácil a compreensão do leitor.
Quem desconhece a confissão ou tem dúvidas a seu respeito, não hesite em passar na livraria e comprar este livro, pois quando terminares, as coisas lhe serão tão claras quanto se você as estivesse vendo face a face.


Título: A confissão
Autor: Monsenhor de Ségur
Recomendado a: todas as idades.
Editora: Castela
Texto integral

Curiosidades: Monsenhor de Ségur é filho de Condessa de Ségur, autora de livros infantis e católicos.

segunda-feira, 23 de fevereiro de 2015

Coração de tinta e Sangue de tinta


Quando Mo recebe a visita de um estranho, Meggie percebe que coisas estranhas estão para acontecer.
Dedo Empoeirado, um saltimbanco cuspidor de fogo vai até a casa de Meggie e pede auxílio a seu pai. Ele fala de um livro e de um homem chamado Capricórnio. Meggie não conhece essas pessoas e Mo, que parecer entender do assunto, se nega a dizer uma única palavra.
Mo, como encadernador de livros, está sempre viajando e desta vez será para a casa de sua tia-avó Elinor, uma colecionadora de livros. Porém aquela viagem parecia muito importante para Mo.
Língua Encantada é como Mo é chamado por Dedo Empoeirado. Mas esse nome não teria um significado?
Quando os homens de Capricórnio capturam Mo, Meggie e Elinor, tudo se revela. E Meggie descobre que ler em voz alta pode ser muito perigoso. E o que tudo isso tem com o desaparecimento de Resa, sua mãe?
O porquê só se descobre lendo, pois toda essa trama está enrolada nas letras. Recomenda-se que quem assistiu o filme leia o livro, pois para o filme criaram outro final.


Sangue de tinta é o segundo volume desta trilogia. Não poderei falar da resenha deste livro com detalhes minuciosos, pois o começo deste tem relação com o fim do primeiro, é claro. Posso dizer que nos dois livros não há nada ruim, nem mesmo o romance é pecaminoso. O livro seria uma aventura e tanta para meninos também, mas como tem um amor na história, eles não se interessam tanto. Neste volume, Meggie dá um jeito de se enfiar ela mesma em Coração de Tinta com Farid, onde vivem aventuras emocionantes. Os dois e mais uma série de personagens como o Príncipe Negro e seu urso, Gaio, Fenoglio e tantos outros tem que enfrentar o terrível vilão Cabeça de Víbora.
Um livro sensacional para garotas que amam ler, principalmente aventura!
Seguido pelo terceiro volume Morte de Tinta!

Título: Coração de Tinta
Autor: Cornelia Funke
Recomendado a: garotas que, assim com Meggie, tem doze e treze anos.
Texto integral.


sábado, 14 de fevereiro de 2015

A rainha do ar e das sombras


Acho que a primeira coisa a dizer é que a capa é puramente comercial. Eu sei que ela não é nada bonita e a rainha não está vestida muito decentemente na ilustração, mas o que importa é o conteúdo. Afinal, é a história do rei Arthur, a quem todos já ouviram falar. Há alguns outros livros de uma outra edição que a capa é linda, apesar de mais caro o livro.
Este segundo volume da saga do rei Arthur é muito interessante.
Fala sobre a guerra entre o rei Arthur e o rei Lot, marido da rainha Morgause. Esta é filha do conde de Cornualha, marido de Igraine, que é esposa do falecido rei Uther Pedragon, pai do nosso conhecido rei Arthur. Portanto Morgause é meia-irmã de Arthur - a quem seduzirá com um feitiço e terá um filho, Mordred. Eu sei, é meio confuso. Eu também não entendi, mas ao ler o livro, a ideia ficou clara em minha mente.
A história é realmente muito interessante, e não falta diversão nela. Sim, o rei Pellinore, um cavaleiro desajeitado, dará ao livro toda a sua graça. Fora as aventuras dos filhos da feiticeira Morgause, Agravaine, Gawaine, Gaheris e Gareth.
Por dentro, o livro é lindo, cheio de arabescos e detalhes medievais. Eu não demorei a ler, o livro é fininho e muito atraente.

Título: A rainha do ar e das sombras
Autor: T.H. White
Recomendado a: maiores de doze anos.
Texto integral.

sexta-feira, 13 de fevereiro de 2015

A ilha do tesouro

Estava tudo muito tranquilo na estalagem Almirante Benbow, onde Jim e sua mãe trabalhavam. Até que aparece um marinheiro estranho com cicatrizes pedindo para se hospedar ali.
Ele teme que lhe roubem o misterioso baú que ele carregava.
Enfim, tudo ia bem até que o Capitão cai seriamente enfermo devido ao rum que ele bebia em demasia e uma corsa de piratas ataca o marinheiro, roubando-lhe o baú. Não antes de Jim pegar dele os papéis misteriosos que os piratas cobiçavam Jim examina os papéis com o conde Trelawney e o doutor Livesey. Juntos, eles decidem partir em busca do tesouro com um grupo de marinheiros. O que eles não sabem é que esse grupo, liderado por Long John Silver, são na verdade um bando de piratas que querem roubar o tesouro...
Embarque junto neste clássico romance de aventura com piratas e tesouros!


Título: A ilha do tesouro
Autor: Robert Louis Stevenson
Edição: L&PM POCKET
Recomendado a: maiores de onze anos
Texto integral

quarta-feira, 4 de fevereiro de 2015

Pinóquio

Quem acha que conhece Pinóquio o suficiente está muito enganado. Não há nem metade das aventuras no clássico desenho animado da Disney! Pinóquio é na realidade um menino levado e maldoso que não consegue se decidir entre o caminho certo e o errado.
Seu pobre pai Geppeto sofreu muito com ele, coitado! Pinóquio é assaltado, perseguido, preso... Muitas aventuras neste pequeno livro, são impressionantes.
É o que eu acho, não colocaram a história correta no desenho animado, não só porque ficaria longa demais, mas porque iria assustar as crianças! Eu fiquei toda arrepiada.
Pinóquio é um livro muito interessante. Não vale a pena deixar de ler!

Título: As aventuras de Pinóquio
Autor: Carlo Collodi
Recomendado a: maiores de nove anos.

Coração de dragão

Quando David se hospeda na casa de uma senhora e sua filha ele não imagina que está prestes a ficar preso em uma emocionante aventura.
Elizabeth Pennikettle, ou Liz, para os mais íntimos, é uma ceramista que fabrica dragões de argila e sua filha Lucy, uma jovem de onze anos, é simplesmente fã de esquilos...
Quando David se hospeda lá para ficar mais perto da faculdade, ele percebe que coisas muito estranhas estão acontecendo. O lugar em que Liz faz suas esculturas em argila, o Covil de Dragões, é um lugar realmente misterioso. David ouve rugidos, rosnados e bater de asas lá de cima.
Além de tentar descobrir aquele mistério, David tem que ajudar Lucy a salvar os esquilos da região, que são ameaçados pelo vizinho Henry e por um corvo. Ambos querem eliminar os inofensivos bichinhos. Outra coisa curiosa é que há algo muito estranho com as esculturas!
 David não conseguirá resolver isso tudo sozinho... Ou será que alguém o ajudará?

Título: Coração de dragão
Autor: Chris D' Lacey
Recomendado a: maiores de nove anos
Texto integral.

terça-feira, 3 de fevereiro de 2015

A última batalha

Em minha opinião, A última batalha é o livro mais sombrio das crônicas. Quando um macaco maldoso se aproveita de um jumento e de uma pele de leão, ninguém imagina o que está prestes a acontecer! Tudo começou quando o macaco Manhoso está conversando com seu amigo, o jumento Confuso. O macaco é realmente um aproveitador! Ele usa o jumento segundo sua vontade. Certa vez, Manhoso encontra uma pele de leão e enfia no pobre jumento. Depois, sai espalhando para todos que Aslam, o Grande Leão, Criador de Nárnia, está de volta. Isso gera uma balbúrdia só. E o macaco inventa um monte de mentiras. Mas quem iria imaginar que, fazendo isso, pelo menos metade dos narnianos deixaria de crer na verdade?
Um dos que mantém sua fé viva é o rei Tirian, descendente do rei Rilian. Mas ele não poderá resolver tudo sozinho. Eustáquio e Jill, pessoas como nós, de nosso mundo, vão para Nárnia ajudá-lo.
Realmente, não há melhor comparação: Este livro se assemelha muito à crise da igreja!


Título: A última batalha
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: maiores de onze anos
Texto integral