terça-feira, 24 de junho de 2014

Os filhos de Húrin


Húrin foi o homem que teve a coragem de desafiar Morgoth, o primeiro Senhor do Escuro, frente a frente. Este amaldiçoou a Húrin e a toda sua família. Húrin guerreia com os cavaleiros de Morgoth na Batalha das Lágrimas sem Conta e vira escravo de Morgoth.
Não tendo voltado o seu pai, Túrin parte com o nome de Turambar para através das montanhas no sul onde pode haver alguma esperança. Niënor, que nasce aos nove anos de Túrin, parte atrás de seu irmão com o nome de Níniel. Sabendo do perigo que sua mãe Morwen e sua irmã corriam ele volta e não a encontra, então começa a grande procura dos irmãos. Morgoth dominava em sua temível fortaleza de Angband e o ódio de Morgoth cresce devido a compaixão de Túrin e Niënor, enviando seu servo, um espírito em forma de dragão sem asas: Glaurung. Ele desvia os dois irmãos por meio de mentiras fazendo a maldição se cumprir...

A história se desenrola em muita aventura e surpresa. É muito bem narrada e tem a descrição detalhada, o que torna a história muito interessante. Aliás, interessantíssima!
Obs.: Reli o livro aos catorze anos e achei a leitura bem mais tranquila. Talvez a leitura seja mais apropriada para essa idade.

"O mais sombrio de todos os contos de Tolkien"
Times Literary Supplement

Título: Os Filhos de Húrin
Autor: J. R. R. Tolkien
Recomendado a jovens de doze anos. 
Correção: a jovens de catorze anos.
Texto integral.

quinta-feira, 5 de junho de 2014

A sociedade do Anel


      Continuação de O Hobbit e primeiro livro da trilogia O Senhor dos Anéis, este livro conta a história de uma expedição para destruir o Anel do poder. Frodo Bolseiro, sobrinho de Bilbo (personagem de O Hobbit), Sam Gamgi, Merry Brandebuque, Peregrin Tûk são hobbits, Gilim, um anão, Gandalf, um mago, Aragorn e Boromir, que são homens e Legolas um elfo. Juntos, formam a comitiva do anel, onde Frodo é o portador do anel, o poderoso objeto que impede o domínio maléfico do Senhor do Escuro. Este, precisa ser encaminho até as Fendas da Perdição, onde foi forjado por Sauron, o Senhor do Escuro e lá ser destruído.
    Durante todo o trajeto, são perseguidos pelos servos de Sauron, os cavaleiros negros, espectros treinados para roubar o anel.
    A comitiva enfrenta diversos perigos e, se eu fosse você, não demoraria tanto para começar a ler essa aventura emocionante escrita por J.R.R. Tolkien

São Domingos Sávio


        Desde pequeno, Domingos Sávio se esforça para ser santo. E este é um dos tantos livros em que se pode encontrar seus feitos. Não há tanto a escrever sobre o livro em si, mas o que ele nos ensina. A boa educação, a obediência, a paciência, o bom conselho, a sensatez e outras virtudes indispensáveis para a nossa salvação.
        Apesar de ser meio ruim de saúde, Domingos Sávio alcança o que queria, como já diz  na palavra "são" na frente de seu nome.
Sei que, pela minha descrição, não parece um livro bom, mas eu também não queria ler. Mas li, ( não custa nada) e gostei.
Lembre-se : não julgue um livro pela capa, as aparências enganam.