segunda-feira, 31 de outubro de 2016

Esposas Exemplares

Três anos se passaram e as adoráveis mulherzinhas já estão pensando em casar-se. Foi Meg quem estreou o salão, aceitando - como contado em Mulherzinhas - o pedido de casamento do Sr. Brooke. As irmãs também não irão ficar atrás. Neste volume, Meg, Jo, Amy e Beth continuam seus dias alegres, na companhia de seus pais e de Laurie, o impetuoso vizinho, que nunca perde a chance de movimentar-lhes a pacata vida.
No entanto, assim como os dias não são sempre ensolarados, a vida da família March não será um mar de rosas, permitindo que, vez ou outra, um raio chamusque seus dias alegres - mais um motivo para Beth querer ainda mais ficar na companhia da mãe. Amy apenas aumentou seu gosto pela arte, Meg agora é uma mãe de família e a ânsia de escrever de Jo não se alterou em nada. As mulherzinhas não perderam seus encantos. E suas aventuras, menos ainda.

Louisa May Alcott é minha escritora preferida. Seus livros nunca me desgostaram. Ao contrário, me surpreenderam e encantaram sobremaneira. A quantidade de virtudes e exemplos neles é louvável, além do que a autora escreve de maneira simpática e divertida. Não, eu insisto em dizer que todas as jovens, meninas e moças - de ontem, hoje e sempre - devem ler esse livro. Ler, reler e recomendar!

Título: Esposas Exemplares
Autor: Louisa May Alcott
Recomendado a jovens de treze e catorze anos.

terça-feira, 18 de outubro de 2016

A Bandeira das Esmeraldas

Quando rumores sobre a existência de esmeraldas no Brasil começaram a circular, foi organizada a maior bandeira já vista em nosso país para sair em busca das gemas. E o bandeirante Fernão Dias foi quem liderou a expedição. Era uma empreitada perigosa. Somente os mais corajosos ousavam se aventurar nas matas. Partiu-se. No início, estavam todos empolgados, mas o ânimo foi arrefecendo diante das primeiras dificuldades da viagem. E as esmeraldas estavam demorando para aparecer...
Uma aventura tão incrível, acontecida no nosso país, merece ser relatada por um escritor que ame a pátria e escreva bem, né? Pois Viriato Corrêa não poderia ter tido melhor ideia que a de escrever para o público infantil, numa linguagem simples e entretedora, a história da Bandeira das Esmeraldas.
Também estão reunidas nesse volume, as versões de Viriato Corrêa para a história de Tiradentes e Nóbrega e Anchieta, personagens da história brasileira.

Título: A Bandeira das Esmeraldas
Autor: Viriato Corrêa
Recomendado a jovens de dez anos.
Texto integral.

quinta-feira, 6 de outubro de 2016

Eneida


Durante a Guerra de Tróia, um soldado troiano consegue escapar da morte pelos gregos e foge em busca de uma nova pátria, uma nova nação para seus filhos e os filhos de seus filhos. Esse soldado é Eneias. 
Acreditando piamente na profecia de que ele seria, de fato, o destinado a encontrar essa terra, o guerreiro parte, levando consigo força, coragem e seu pobre e já muito idoso pai.  Mas ele não estará apenas com o pai nessa empreitada. Além de um grupo de soldados troianos que conseguem escapar juntamente com ele, Vênus quer ajudá-lo e muitas vezes lhe estenderá a mão durante a travessia.
No entanto, Juno, ciumenta e invejosa, não quer para Enéias a mesma sorte e fará de tudo para impedi-lo.

Título: A Eneida 
Autor: Virgílio.
Recomendado para jovens de nove anos ou dez.
Adaptação de Miécio Tati.