Eu sei que já tenho 18 anos. Mas quando meu irmão voltou para casa um dia desses com um livrinho chamado Cidade-Fantasma ao Entardecer, eu tive que ler. Ali mesmo, sentada sobre braço do sofá, abri na primeira página. Foi nesse dia que conheci o esperto João e a intrépida Aninha.
São dois irmãos que vivem na Pensilvânia e que têm a sorte de ter uma casa da árvore no quintal. Mas não se trata de uma casa da árvore comum. A partir dali, João e Aninha se veem transportados para outras épocas, para novos lugares, com importantes missões a cumprir e diferentes pessoas a conhecer.
Eu não soltei o livro até terminar. Os autores de livros infantis têm o dom mágico de cativar - em
todos os sentidos da palavra - o leitor. A linguagem é simples, mas é rica de boas descrições, de detalhes, de ironias saudáveis e divertidas.
Eu amei as personalidades de João e de
Aninha, a relação que eles têm como irmãos e a maneira como raciocinam e
resolvem os problemas, seja no Velho Oeste repleto de vaqueiros, seja
na Idade Média, na companhia dos monges. A autora tem uma imaginação
incrível e não economiza. No fim da leitura, eu percebi que havia ficado tensa, que havia rido, que havia ficado curiosa. E fazia muito tempo que um livro me deixava assim.
Acho que li cinco livros da Coleção - os que meu irmão ainda não tinha lido - mas estou juntando coragem para anotar meu nome na biblioteca só por causa deles. Cada vez que eu terminava um livro, ficava desejando mais!
Sublinho que meu irmão e meu primo amaram todos os livros que leram, que devoraram quantos puderam e apreciaram cada um deles. Mas apesar de terem traduzido muitos, é uma pena que não tenham traduzido todos os livros da Coleção. As crianças lamentam muito quando descobrem que já leram todos...
Muito bem, termino recomendando muito a leitura, como sempre, e desejando que muitas crianças possam ler esses livrinhos e viver aventuras com João e Aninha. Vale muito a pena conhecê-los!
Título: Coleção A Casa da Árvore Mágica
Autor: Mary Pope Osborne
Recomendado a: crianças de oito anos em diante.