terça-feira, 31 de maio de 2016

O Pimpinella Escarlate

A Revolução Francesa estourara na França. Nobres eram constantemente chamados à guilhotina, que não parava um segundo sequer de exercer seu sinistro mister. Desesperados, os fidalgos tentavam escapar da França para a Inglaterra, sem êxito. Não importavam quantos disfarces usassem ou quantas desculpas apresentassem, eles eram sempre desmascarados e impedidos de transpor as barreiras da França. 
Porém, em dado momento, os nobres começaram a conseguir escapar da França, para sua imensa alegria. Tudo graças à misteriosa figura que surgira de repente na França, o Pimpinella Escarlate. Com diferentes disfarces e uma mente e habilidades prodigiosas, desafiando o perigo e arriscando a sua própria vida, ele gloriosamente libertava os fidalgos das garras impiedosas do povo francês. 
Para glória desse herói, acabavam de chegar à Inglaterra, sãs e salvas, a Condessa de Tournay e sua graciosa filha, a quem o Pimpinella Escarlate havia salvo da França e de sua guilhotina. As duas se encontram com dois companheiros do Pimpinella Escarlate na hospedaria "O Descanso do Pescador", onde jantam juntos e, julgando-se sozinhos, conversam sobre assuntos que nem sequer mencionariam se soubessem estar sendo vigiados. De fato, escondido debaixo da mesa, estava o chefe da polícia secreta da França, disposto a espionar os ingleses até descobrir a verdadeira identidade do Pimpinella Escarlate.

Em dado momento desta resenha, eu fiquei sem saber o que escrever. Eram tantos assuntos na minha cabeça que eu estava incerta sobre quais relatar. Afinal, grandes livros merecem grandes resenhas e, para consegui-la, eu precisava tomar cuidado com as palavras. Gostei muito do livro e, confesso, fiquei triste quando ele acabou! Queria poder apagar da minha memória o que li, só para poder ler de novo! É um livro muito bom mesmo. Aprendi muito sobre a Revolução Francesa, pois a introdução do livro foi, para mim, uma aula completa! Recomendo o livro para jovens de treze a catorze anos, que se interessam em livros de aventura, romances e, principalmente, muita ação!

Título: O Pimpinella Escarlate
Autor: Baronesa Orczy
Recomendado a jovens de treze e catorze anos.
Texto integral.

terça-feira, 24 de maio de 2016

Os Seis Bustos de Napoleão e outras histórias de Sherlock Holmes

Tendo me interessado por histórias de detetives, eu não poderia deixar de lado mais esse livro de Sherlock Holmes. 
Nesse volume, como o título sugere, eu encontrei o conto Os Seis Bustos de Napoleão e outras histórias de Sherlock Holmes. Não gostei muito de algumas por serem um tanto quanto entediantes. Mas há outras que são bem interessantes.
No decorrer de cada conto, Sherlock Holmes prova ser de fato o excelente detetive que todos dizem, mas também dá mostras de seu caráter orgulhoso e de suas maneiras convencidas. 
Acabou sendo uma leitura divertida, pois alguns contos são fáceis o suficiente para o próprio leitor (com uma ajudinha de Sherlock Holmes para achar algumas pistas) desvendar o mistério. Boa leitura!

Título: O Seis Bustos de Napoleão e outras histórias
Autor: Arthur Conan Doyle
Recomendado a jovens de doze anos.
Texto integral.

quinta-feira, 12 de maio de 2016

O Homem Invisível e outras histórias do Padre Brown

Como estivesse na onda de detetives, eu procurei na estante da minha casa todos os livros relacionados a suspense e mistério, o que incluía detetives de toda espécie. Só havia lido um conto do Padre Brown, intitulado O Pior Crime do Mundo e que consta nesse livro, e gostara da história, então por que não ler os outros?
Li todos os contos deste livro e meu preferido continua sendo O Pior Crime do Mundo. Porém gostei bastante também de O Homem Invisível. Achei bem fascinante!
O Homem na Passagem não achei tão empolgante, porém tem um final deveras surpreendente!
Porém, apesar de interessantes, não desfrutei tanto as histórias do Padre Brown quanto as de Sherlock Holmes. Acho que não consegui compreender ainda toda a profundeza de Chesterton - que muitos elogiam - e consequentemente não darei ao Padre Brown o seu devido valor. No entanto, gostei da leitura e recomendo.
Uma boa leitura!


Título: O Homem Invisível e outras histórias do Padre Brown
Autor: G. K. Chesterton
Recomendado a jovens a partir de treze anos.
Texto integral.