Ingleses e franceses, em meados do século XVIII, lutavam pela posse do território norte-americano.
O jovem oficial Duncan Heyward tem que cumprir uma missão muito delicada. Deixando o Forte Edward para alcançar o Forte William-Henry, através de um território repleto de índios selvagens, devia levar, sãs e salvas, as filhas de Munro, Alice e Cora, até seu pai.
Era uma viagem perigosa e muito arriscada e eles encontram companhia pelo caminho: La Gamme, um cantor de salmos que os ajudava a distrair. Guiados por Mágua, um índio da raça dos Hurons, gente traiçoeira, eles acabam se perdendo na mata. Depois de os ter tirado de sua rota, Mágua foge, deixando-os sozinhos.
Andando mais um pouco, eles encontram um caçador, chamado Olho-de-Falcão, Chingachgook, o chefe da raça dos Moicanos, e seu filho Uncas, seu único descendente, o último dos Moicanos. Os três os ajudam a retomar a trilha e passam a guiá-los em sua viagem. Assim, os viajantes são aumentados para sete e tentam seguir pelo caminho mais seguro, mas nenhum caminho é totalmente seguro com os Hurons por perto a espreitá-los sempre, esperando um momento para atacar. Os Hurons são os piores inimigos dos Moicanos e isso tornava a viagem ainda mais perigosa. As coisas começam a engrossar quando, apaixonado por Cora, a filha mais velha de Munro, Mágua ataca o grupo com seus companheiros e a rapta. Heyward terá que entrar em território dos Hurons para salvar Cora. Para piorar a situação, Uncas é feito prisioneiro dos Hurons. Tudo parecia estar perdido. Mas a audácia do último dos Moicanos, a mira perfeita de Olho-de-Falcão, a coragem de Heyward e até mesmo os salmos e cânticos de La Gamme darão reviravolta surpreendente nessa história!
Adorei o livro! É muito emocionante e divertido de ler! Recomendo aos jovens de seus doze anos, principalmente os rapazes!
Título: O Último dos Moicanos
Autor: J. F. Cooper
Recomendado a jovens de doze anos.
Recontado por Miécio Táti.
Nenhum comentário:
Postar um comentário