Depois de muito refletir, Quatermain parte com Sir Curtis e seu amigo, o Capitão Good, para as Minas do Rei Salomão. Quatermain tinha um mapa para chegar às Minas do Rei Salomão, Sir Curtis tinha bastante dinheiro... Não havia porque não partir imediatamente! E assim foram, acompanhados de Umbopa, um homem que se prontificou a acompanhá-los na jornada. Atravessaram um deserto, morrendo de sede e sem encontrar o oásis que o mapa indicava. E chegaram a um vale rico de vegetação e são capturados por uma tribo de nativos. Mas os nativos acham que eles são deuses, pois sabiam fazer coisas incríveis com objetos desconhecidos para os nativos, os Kakuanas. São reconhecidos como deuses e por causa disso devem ser levados à presença do rei dos Kakuanas, Tuala. Mas os viajantes percebem que Tuala não é o verdadeiro rei do lugar e tentam descobrir quem é o verdadeiro rei e provar sua realeza. Quatermain desconfia de que o verdadeiro rei do lugar seja Umbopa, pois ele tinha o sinal com que são marcados os descendentes de reis Kakuanas. Essa será uma aventura muito difícil, pois Tuala seguia os maus conselhos de Gagula, uma velha feiticeira que se divertia em condenar os outros com acusações falsas.
Isso torna a jornada de Sir Curtis, Quatermain e do Capitão Good ainda mais dura... Logo agora que eles estavam tão perto das minas!
Mas os três viajantes não desistirão... Precisam descobrir onde está o irmão de Sir Curtis, entregar o trono dos Kakuanas ao verdadeiro rei do lugar e ainda descobrir as Minas do Rei Salomão, que agora eles estavam dispostos a encontrar.
Uma leitura fácil, pois o livro que li é uma adaptação, mas o texto em si é um pouco difícil para crianças mais jovens. Acho que a leitura é simples para uma criança de dez ou onze anos, mas a história é meio complicada para uma criança de dez anos compreender... Mas é um livro realmente incrível e recomendo principalmente aos rapazes, que geralmente gostam mais de aventura desse tipo, com jornadas em terras distantes, selvagens e nativos, exploradores em busca de minas cheias de ouro e diamantes...
Título: As Minas do Rei Salomão
Autor: H. Rider Haggard
Adaptação de Werner Zotz
Editora Scipione
Recomendado a jovens de doze anos