quinta-feira, 22 de janeiro de 2015

A cadeira de prata


Certamente, Eustáquio mudou seu temperamento em sua primeira viagem à Nárnia em A Viagem do Peregrino da Alvorada... E isso se deu porque Nárnia é um belíssimo lugar, e quando temos angústias, queremos passar algumas férias lá.
Quando Eustáquio se depara com alguns problemas na escola, ele e sua colega Jill partem para Nárnia. Neste país, Aslam, o Grande Leão, lhes encarrega de uma perigosa tarefa: Encontrar o príncipe Rilian, filho do grande rei Caspian que desapareceu há um tempo.
Tudo ocorreu misteriosamente: o príncipe queria matar uma serpente que envenenara sua mãe. Em suas buscas, Rilian tem a visão da mulher mais bela do universo. Ele passa a seguí-la todas as noites até que um dia ele desaparece, não retorna para casa! Caspian deu tudo o que pôde para reaver o filho, mas seus esforços são em vão! Jill e Eustáquio partem com a ajuda de Brejeiro, um paulama. Talvez seja necessário explicar que um paulama é uma espécie de homem-sapo, por assim dizer. O trio enfrenta muitos desafios, gigantes, especialmente. Um ótimo livro! Mas... Por que o livro tem esse título? A cadeira de prata? Eu sei e aposto que você e todos os seus conhecidos vão querer saber também!

Título: A cadeira de prata.
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: maiores de dez anos
Texto integral

segunda-feira, 19 de janeiro de 2015

A viagem do Peregrino da Alvorada

Edmundo e Lúcia vão dormir na casa de seu primo Eustáquio. Infelizmente, Eustáquio é um menino resmungão e implicante, que zomba dos primos a toda hora. Enquanto os dois, Edmundo e Eustáquio, discutiam, algo incrível acontece! O navio de um quadro começa a se movimentar no mar da pintura e a água começa a escorrer da moldura. Os três se vêem nadando no próprio quarto e logo se encontram em Nárnia, onde Caspian, rei de Nárnia, os acolhe em seu belo barco: o Peregrino da Alvorada
Caspian estava indo em busca de aventuras e pretendia ir até o Fim do Mundo (convém dizer que Nárnia não é um mundo redondo como o nosso). Lúcia e Edmundo se juntam à eles, enquanto Eustáquio apenas criticava a todos. Enfim, eles enfrentarão aventuras que só um bom autor conseguiria descrever!

Título: A viagem do Peregrino da Alvorada.
Autor: C.S. Lewis
Recomendado a: maiores de dez anos
Texto integral.

sábado, 17 de janeiro de 2015

Príncipe Caspian

O príncipe Caspian sempre foi fascinado por Nárnia, sua ama contava histórias sobre essa terra para ele. Infelizmente, os habitantes de Nárnia estão sendo perseguidos e são obrigados a se esconder. Desde a morte de seu pai, Caspian é cuidado pelo tio Miraz. Porém, quando sua tia engravida, Caspian passa a correr perigo de vida, pois Miraz quer matá-lo para que o filho passe a ser o rei em seu lugar. Caspian se vê obrigado a fugir à noite e sem perceber vai para em Nárnia. Os animais que ainda restam o  encontram se reúnem para decidir se ele deve ou não permanecer vivo, pois ele é um telmarino. Eu ainda não contei, os telmarinos andavam tramando uma guerra para acabar com Nárnia de uma vez por todas. Caspian vê a guerra como uma chance de se vingar de eu tio. Eis que surgem, então, Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia para ajudar Nárnia mais uma vez! Mas a história não é só isso, não! Tem outras aventuras interessantes que só se descobre lendo!

Título: Príncipe Caspian
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: maiores de nove anos.
Texto integral

terça-feira, 13 de janeiro de 2015

O cavalo e seu menino

Shasta havia sido criado por um pescador pobre até ser vendido para um tarcaã muito rico. Este tarcaã tinha um cavalo que sabia falar, um cavalo de Nárnia chamado Bri.
Shasta descobre o prodígio do cavalo e ambos fogem juntos para Nárnia. É verdade que Shasta sempre teve uma certa inclinação pelo norte, do lado de lá do mundo em que vivia. No caminho, eles conhecem uma tarcaína chamada Aravis que também fugia, mas ela fugia para não ter que casar com um tal de  Achosta Tarcaã. E vejam só que coincidência: Aravis montava uma égua de puro sangue narniano e ambas fugiam para Nárnia!
O quarteto cavalgou junto para Nárnia, enfrentado perigos e confusões. Shasta chega a ser confundido com o príncipe Corin que era praticamente um irmão gêmeo dele de tão parecidos que os dois eram! Enfim, muita gente vai se divertir descobrindo como que Shasta se enfiou na batalha de Anvar e acabou arrumando um divertido final para essa estória!

Título: O cavalo seu menino
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: jovens de onze anos ou mais
Texto integral

sábado, 10 de janeiro de 2015

O leão, a feiticeira e o guarda-roupa

 Depois que Nárnia é criada, abrem-se as portas de um guarda-roupa para que gente do nosso mundo possa visitar o mundo de lá.
Quando Pedro, Suzana, Edmundo e Lúcia iniciam uma simples e inofensiva brincadeira de esconder, eles não sabem que correm o risco de parar em Nárnia. Sim, era naquela casa que estava o guarda-roupa.
E foi Lúcia quem resolveu se esconder dentro dele, onde passa bons bocados. Infelizmente seus irmãos se recusam a acreditar na existência de outro mundo. Edmundo resolve arriscar entrar no guarda-roupa e se depara com Nárnia coberta de neve. Lá, ele encontra a Feiticeira Branca que o mima com manjares. Porém ele se recusa a confessar à Pedro e Suzana que Nárnia de fato existe.
O que eles não sabem é que as pessoas de nosso mundo que vão para Nárnia, só vão porque foram chamadas. Chamadas por Aslam, o Grande Leão.
Serão eles os destinados a acabar com o inverno que aflige Nárnia há cem anos ou a traição de Edmundo pode interferir em alguma coisa?
Muitas pessoas já assistiram ao filme, mas sabem elas que o filme pode acrescentar ou omitir algumas partes? Sabem elas que a leitura deste livro tão bem descrito é incomparável às produções feitas?

Título: O leão, a feiticeira e o guarda-roupa.
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: Jovens de onze anos ou mais.
Texto integral

quarta-feira, 7 de janeiro de 2015

O sobrinho do mago



O sobrinho do mago é o primeiro de uma série de livros que compõem as Crônicas de Nárnia.
Quando Polly é enviada pelo tio de Digory a outro mundo, Nárnia, com um anel amarelo, Digory não sabe que terá que ir resgatá-la.
Afinal, ela não tinha nenhum anel verde, que a faria voltar para o nosso mundo. Digory, então, parte para aquele misterioso lugar para salvar Polly.
 Lá, eles libertam um mal terrível para aquele mundo. Uma feiticeira. Achando que era melhor voltar, Digory e Polly voltam para nosso mundo, mas acabam trazendo para nosso pacífico lar, um mal ainda pior. Alguém terá que resolver isso... e rápido!

Título: O sobrinho do mago
Autor: C. S. Lewis
Recomendado a: Jovens de onze ou mais
As mães também podem ler para os filhos de oito, por exemplo, que terão dificuldade em ler, mas não em ouvir. As mães também vão se divertir e a leitura não é muito difícil.
Texto integral.
Os sete livros podem estar reunidos num volume único (segue a foto ao lado) ou em edições separadas.

terça-feira, 6 de janeiro de 2015

O mágico de Oz


Ao ser carregada para a terra de Oz por um ciclone, Dorothy tenta de tudo para voltar para o Kansas, onde a aguardam o tio Henry e a tia Em. Sim, ela e Totó, seu cachorrinho, são levados por um ciclone com casa e tudo para aquela bendita terra. Lá, ela encontra os Winkies, homenzinhos curiosos, e os liberta da escravidão da Bruxa Má do Leste. Sabem como? É que, felizmente, a casa esmagou a bruxa, deixando apenas a bruxa Boa do Norte no comando. Dorothy fica com os sapatos mágicos da bruxa e vai procurar Oz, o grande mágico na Cidade das Esmeraldas. Ele poderá ajudá-la a voltar ao Kansas? Seguindo pela estrada de tijolos amarelos, ela encontra o Espantalho, o Homem de Lata e o Leão Covarde. Cada qual com um pedido a ser exigido a Oz, eles seguem juntos para a Cidade das Esmeraldas.
No caminho, enfrentarão diversos perigos enviados pela Bruxa Má do Oeste. Talvez eles consigam o que querem, talvez não...
Muitas pessoas dizem que conhecem essa história, será que conhecem mesmo?


Título: O mágico de Oz
Autor: L. Frank Baum
Recomendado a: jovens de onze anos ou mais
Texto integral

domingo, 4 de janeiro de 2015

Alice no país das maravilhas


Alice é uma menina sonhadora e pensativa.
Muitas pessoas não conseguem ler sua história por ser tão tagarela e observadora, mas eu consegui e estou aqui para contar minha experiência. A princípio achei interessante e engraçado, depois as aventuras foram ficado sem pé nem cabeça!
As observações da garotinha foram ficando mais insistentes, pois ela nunca desiste de perguntar nada.
Realmente é um livro muito divertido e entretedor que recomendo para meninas (e meninos) de onze anos em diante.
Eu me surpreendi com as aventuras que essa mocinha vai enfrentar no país das maravilhas!