segunda-feira, 28 de julho de 2014

Sobre J.R.R.Tolkien

John Ronald Reuel Tolkien nasceu em 1892 na Inglaterra e foi professor inglês. Escreveu um grande número de histórias, sendo que as duas mais famosas são O Hobbit e O Senhor dos Anéis, e narram aventuras fantásticas em uma terra mitológica. Criou um mundo onde vivem orcs, trolls, anões, elfos e muito mais. Morreu em 1973. Em 1997 ele recebeu o título de escritor do século.
Suas obras são muito conhecidas e existem muitos de seus fãs espalhados pelo mundo inteiro, entre eles eu e meu irmão que também já leu muito sobre seus livros.

Contos de Grimm

Contos de Grimm é a coleção completa da obra dos irmãos Jacob e Wilhelm. São dois volumes muito interessantes. Os autores escrevem bem e com clareza cada conto. Cada um fala sobre um tema diferente. Causam uma indescritível surpresa: nunca o final esperado. A leitura não é difícil: Dá para contar perfeitamente para uma criança de cinco anos (desde que você explique as palavras que ele não entenda.) Por exemplo, eu contei um conto para o meu irmão de quatro anos e ele não sabia o que era um talo de palha. Eu disse que era uma grama seca e ele entendeu. Ainda depois de contar a história, nós fizemos as ilustrações em uma folha de papel.
Aconselho para crianças um pouquinho mais velhas que já saibam ler e queiram estimular o vocabulário.
Boa leitura!

Esta é uma ilustração do livro. Ilustrações em xilogravura.


sexta-feira, 18 de julho de 2014

O pequeno príncipe

Num pequeno asteroide denominado B612, vive uma adorável criança. Mas não vamos falar do protagonista agora, já que começa pelo narrador.
O narrador explica que, quando ele era criança, desenhava muito. Mas os adultos nunca entendiam o que ele desenhava e ele desistiu da sua carreira de desenhista. Já adulto, ele estava pilotando um avião quando este cai no meio do deserto.
Lá, ele encontra o garoto que falamos no início. Ao conversar um pouco com ele, o narrador se surpreende com o simples fato de que o garoto soube explicar perfeitamente o que ele sentiu quando criança pelos adultos. Foi assim que ele conheceu o Pequeno Príncipe.
E o garotinho lhe conta a história de suas diversas aventuras, sempre mencionando sobre sua linda rosa que brotou em seu planetinha, a flor da qual ele queria reencontrar como prometido. 
Uma emocionante história! Recomendo a crianças de oito ou nove anos em diante.

segunda-feira, 14 de julho de 2014

Pequeno Nicolau (coleção completa)

 
Este é apenas um dos volumes.
As ilustrações são caricaturas.
  Há histórias super divertidas do pequeno Nicolau em cada  um destes  volumes. Também existem histórias do Pequeno Nicolau em outros volumes  como As férias do Pequeno Nicolau. Eu não li, mas tentarei ler mais para  frente.
 Nicolau é um garoto como todos os outros e que garoto (assim como as  garotas)
 não aprontam algumas ou entram em encrencas? Elas podem passar  despercebidas pelos pais, mas são muito engraçadas para todo mundo que  passa na rua e assiste.
 Como você não é todo mundo que passa na rua e presencia cenas tão  engraçadas, René Goscinny e Jean-Jacques Sempé, os autores, escrevem um  livro de histórias sobre esse garoto.
 Posso te garantir que você, ou até mesmo um grande crítico morreria de rir  com os espetaculares casos do Pequeno Nicolau.
Ótimos para você ler durante o dia.
Eu diria que o filme é muito fiel ao livro. Ms se você quiser assistir, leia o livro antes senão perde a graça e muitas vezes te dão uma noção equivocada de como o autor é bom, pois nenhum filme é igualzinho ao livro.
Eu posso ter mencionado na legenda que as ilustrações são tipo caricatura ( como na capa ), mas são engraçadas e o que vale [neste livro] não é a imagem, mas o conteúdo.