Alice vive conversando com suas gatas e com seus botões. Mas acho que agora ela tem mais com quem conversar... Se dirigindo ao espelho Alice chega à casa do espelho onde tudo é diferente. Ela passeia pelos lugares e conhece muitas coisas malucas e complicadas... É tudo estranho. Ela não pode perder tempo, pois tem muito o que descobrir. É uma aventura muito divertida e maluca para os leitores que adoram aquela pontinha de fantasia nas histórias.
sábado, 28 de dezembro de 2013
Memórias de um burro
Anne de Green Gables
Este livro foi um dos que mais gostei! E talvez o leitor ache este livro um pouco parecido com o livro Pollyanna, pois ambas são órfãs tagarelas de onze anos, mas elas têm suas diferenças.
Anne gosta de pôr ou trocar o nome das coisas. Ela não gosta de seus cabelos ruivos e vive imaginando as coisas do jeito que ela prefere, e, na cabeça dela, fica assim mesmo. Há uma característica marcante nela e é o fato de ser tão distraída e desastrada. Ela é muito exagerada, mas eu me apaixonei por ela e amo-a cada vez mais, à medida que lia o livro. Gostaria muito de ser sua amiga, muito mesmo! A Anne tem um jeitinho especial de falar e usar palavras grandes. Devo confessar que, quando terminei o livro, comecei a imitá-la. É tão divertido!
Anne tem muitas dificuldades - sempre teve! - mas começa a querer remediá-las quando é adotada pelos irmãos Marilla e Mathew Cuthbert. Suas tentativas de se tornar boa e não ser uma provação para Marilla a faz melhorar pouco a pouco. Suas aventuras são incríveis e ela consegue tornar sua vida uma coisa muito divertida, sempre em busca das coisas românticas para se tornar parecida com as heroínas de seus livros.
Oh, como eu gostei do livro! Ele é para ser lido várias vezes, pois Anne vai crescendo no decorrer das páginas. Assim, as meninas de onze anos, podem voltar a ler o livro até os dezesseis, a idade de Anne no final da história! Boa leitura!
Obs.: Reescrevi a resenha após ter lido o livro pela segunda vez, aos catorze anos. Não sei dizer se apreciei a leitura mais desta vez do que da outra, mas o caso é que, em ambas as vezes, fiz muito bom proveito. Leiam, eu insisto! É uma leitura tão divertida!
Obs.2.: Aos dezenove anos, li o livro em voz alta para minha vizinha, de treze anos. Percebi algumas coisas nas reações dela, que me fizeram repensar minha opinião sobre o livro. Eu já li Pollyanna, os livros de Laura Ingalls Wilder, Jane Eyre e outros livros ingleses ou americanos sem me incomodar em absoluto com o protestantismo da maioria deles. Mas está bem presente em Anne de Green Gables e achei importante avisar. Minha vizinha não suportava me ouvir contar que o pastor tinha uma esposa, que usava terno e gravata e que seus sermões eram insossos. Isso a chocou um tanto. Eu li pela primeira vez, pela segunda vez, sem me importar tanto com esses detalhes, mas na terceira vez, tive as reações dessa menina e também já tinha lido os dois livros que se seguem na série. Os outros livros de Anne são carregados de protestantismo, de ideias mais ou menos estranhas, que me fizeram franzir o cenho ou rir mais de uma vez. Só pra deixar claro aos leitores.
segunda-feira, 23 de dezembro de 2013
O fantástico mistério de Feiurinha
Nós sabemos que as fábulas sempre terminam com o conhecido "e viveram felizes para sempre" . Bem, estava lá a Branca de Neve Encantado ( ao se casar com o príncipe encantado as princesas ficam com este sobrenome) em seu castelo quando entra a Chapeuzinho Vermelho, as duas eram grandes amigas. Mas ela não foi fazer uma visitinha, ela foi avisar a Branca de Neve Encantado que Feiurinha havia desaparecido. Aquilo não podia continuar assim pois, se uma some, qualquer uma pode desaparecer. Branca de Neve Encantado manda Caio, o lacaio chamar todas as princesas para uma reunião no seu castelo. Estando todas elas reunidas começa aquela briguinha pois é verdade que elas tinham um pinguinho de ciúme da história uma da outra. Quando fica claro para todas as princesas que Feiurinha desapareceu elas entram em pânico, mas logo se acalmam e descobrem que ninguém conhecia a história de Feiurinha. Apelam para o pobre escritor desta confusão mas ele não conhece e elas procuram por todo o mundo..... Mas uma coisa é certa elas aprendem que a história não desaparece se continua na cabeça das crianças, nos lábios dos adultos e na ponta do lápis de escritores. Uma boa leitura para crianças de oito anos em diante.
sexta-feira, 20 de dezembro de 2013
Livros Laura Ingalls Wilder
Estes maravilhosos livros contam a história da vida de Laura Ingalls e suas irmãs: Mary, Carrie e Grace. Elas se divertem muito, fazem suas tarefas com muita boa vontade, obedecendo os pais prontamente. Em "Uma casa na floresta" eles têm de lidar com o frio e muitas vezes com os ursos e lobos. Charles ( o pai ) é muito trabalhador, toca violino frequentemente para as filhas, cantando e dançando diversas músicas. Devido a multidão que vai se juntando na floresta. Os animais fogem empobrecendo a caça que é o essencial para se alimentarem. Então, a família vai viver na campina, tendo que se separar dos parentes que tanto estimam. Mas eles levam uma boa vida, apesar da plantação de trigo ser arruinada por gafanhotos e diversos problemas que enfrentam, hora com dificuldade, hora com mais facilidade. Mas tem um problema ainda maior: os índios! Muitas vezes eles entram na casa e roubam muitas coisas. ( antes de "A beira do riacho" tem o livro "O jovem fazendeiro", que eu não li.) Acontece que eles são forçados a abandonar o local indo morar numa casa embaixo da terra que Charles compra. Caroline (a mãe) e as filhas logo terminam de arrumar as coisas e fica tudo em paz. Laura adora brincar no riacho e Mary e Laura se divertem com um caranguejo morador do lamaçal perto do riacho. As duas mais velhas: Mary e Laura vão logo para a escola onde Laura ganha amigas e inimigas como Nellie Olesson que vivia implicando com ela. Mais tarde, no livro "A margem da lagoa prateada" onde eles vão morar perto da lagoa prateada e nasce a pequena Grace. Mary, devido a uma doença, fica cega, e seu sonho de ser professora vai pelos ares. Quem precisa agora ser professora é Laura que não tem a mínima vontade de fazer isso só o fez para conseguir dinheiro e mandar Mary para o colégio de cegos. No meio da noite todos se levantam assustados: um lobo!
Para dentro da carroça coberta todos vocês, vamos voltar para a campina onde Charles possa trabalhar, o dinheiro está acabando. Brrrrrrr! Viemos na estação errada, o inverno é muito rigoroso, entremos todos ou morremos congelados! Ai, puxa vida, a lenha acabou, Charles e Laura vão torcer feno. Que ótima ideia! Caramba! A farinha acabou, usemos o moedor para moer o trigo, funciona? Tempo depois... rato?! Charles vai e volta com um lindo gatinho e ... Adeus, ratos. Laura agora é professora, mas esses alunos são levadíssimos e... Como?! Laura vai casar?! Uma nova vida a espera em "Anos felizes" onde Laura vai para a casa do dono da escola em que ela vai dar aula, acontece que lá é horrível. De manhã, ela ia à escola e depois Almanzo, que ela gostava, ia buscá-la. Mas Nellie Olesson sempre entrava no caminho dela, no domingo à tarde, ele ia buscá-la para darem um passeio, uma vez, quem estava lá no carrinho junto de Almanzo? Ela, Nellie Olesson. Mas ela não de o braço a torcer pois já namorava Almanzo e casou-se com ele. Um livro muito interessante pra meninas e, quem sabe, meninos de onze anos.
SEGUE OS TÍTULOS DA COLEÇÃO:
Uma pequena casa na floresta
Uma pequena casa na campina
O jovem fazendeiro
À beira do riacho
À margem da lagoa prateada
O longo inverno
Uma pequena cidade na campina
Anos Felizes
Os primeiros quatro anos
Robinson Crusoé
Robinson Crusoé, personagem principal do livro e também o narrador destas aventuras, foge de casa para conhecer novos lugares, novas aventuras, novos perigos... enfim, correr pelo mundo. Naufragado em uma ilha deserta ele nem tinha ideia do que ia enfrentar. Índios (alguns canibais), fome, frio, e outros perigosos caminhos que ele tem que passar. Mas se você ler este livro com atenção vai ver como se conhece o mundo de outra maneira, a maneira perigosa
é claro que este livro vai agradar a meninos mais que as meninas, mas eu, sendo menina, gostei muito.É de arrepiar os cabelos!
quinta-feira, 19 de dezembro de 2013
A vida de santa Bernadete
COLEÇÃO HISTÓRIAS
de Jean Meussier
O livro relata a história de uma pequena camponesa, moradora de Lourdes. Ela sofria de asma, mas, implorando para sua mãe, ela consegue sair com as suas irmãs para pegar água. No caminho elas tem de atravessar o rio e Bernadete, estando um pouco resfriada, ela se pôs a tirar os sapatos e parou de repente ao avistar uma luz na gruta ali perto e foi espiar... Um milagre aconteceu, mas só Bernadete via Nossa Senhora. Assim, Bernadete converte muitas pessoas mas parte delas só acreditam quando presenciam os milagres que podiam ver. Mais tarde,foi pro convento e é uma virtuosa freirinha.
Um livro espiritual para meninas a partir de onze anos. O livro contém gravuras em preto e branco muito bonitas.
Pollyanna
Órfã de pai e mãe, Pollyanna é uma adorável menina de onze anos e espera ansiosa sua tia Polly Harrington chegar para levá-la para casa. Por influência da menina, tia Polly vai, aos poucos, se tornando melhor e isso acontece com praticamente todos que a conhecem e conhecem também seu incrível "jogo do contente". Ela não atura a tristeza e sempre arranja um motivo para ficar feliz. Você conseguiriria, por exemplo, se contentar com ganhar muletas em vez de uma boneca?
Tagarela, simpática, emotiva... quem não iria gostar de conhecer essa menina? Meninas a partir de nove anos gostariam de ler este livro.
OBS: O livro só contém a gravura da capa que se repete no início de cada capítulo em preto e branco.
quarta-feira, 18 de dezembro de 2013
O bom capeta
Quem é que iria aturar uma tutora avarenta e malvada? Bem, Carlinhos não consegue e apronta muitas. Isso porque ela vive atormentando a vida dele e quer apoderar-se de sua herança: uma boa fortuna deixada pelos pais ao pobre órfão. Ainda bem que ele pode contar com a ajuda das primas Mariana e Julieta _a ceguinha_ e da criada Betty. Julieta sempre lhe dá bons conselhos e procura fazê-lo parar de fazer maldades com a tutora avarenta que sempre lhe dá umas boas surras de chicote. É um livro recomendado à meninos e meninas a partir de nove anos. Boa leitura!
Um pouco sobre Condessa de Ségur
"Sophie Rostopchine Segúr nasceu em São Petersburgo, Rússia, e faleceu em Paris. Seu pai, Conde Rostopchine, foi ministro de Czar Paulo I e governador de Moscou. A futura escritora passou a infância em Moscou e em Voronovo. Converteu-se ao Catolicismo por influência de jesuítas franceses. Depois do declínio político do Conde Rostopchine, a família foi morar na França. Por intermédio da Sra. Swetchine, Sophie conheceu a família Ségur, casando-se depois com o Conde Eugéne de Ségur. Mãe extremosa, dedicava todo o seu tempo aos filhos. Começou a escrever histórias que para entretê-los. No entanto, com as histórias _ "composições simples", segundo ela própria modestamente considerava_ tornou-se mundialmente famosa." < retirado de "A morada do anjo da guarda">
A irmã do Simplício
Carolina é bondosa e gentil, enquanto seu irmão Símplicio é desatento e atrapalhado, vive se metendo em encrencas e confusões. Não é à toa que sua irmã tem que protegê-lo e repreendê-lo de vez em quando. Ele se esforça bastante para ser cuidadoso mais se atrapalha todo. Vale a pena se divertir com tantos desastres! Uma boa leitura para adultos, meninas e meninos.
As Férias
Continuação de "As meninas exemplares". Diferente do livro anterior, este livro agrada tanto meninas quanto meninos. Camila, Madalena, Margarida e Sofia recebem a tão esperada visita de seus primos Leão, João e Jacques. Juntos eles se divertem a valer em aventuras. Construindo barracas, pescando, caçando borboletas e fazendo mil e outras coisas que transbordam deste livro...
Você vai se divertir com este livro, tenho certeza.
terça-feira, 17 de dezembro de 2013
As Meninas Exemplares
Seguir exemplos de pessoas virtuosas como Camila e Madalena é uma ótima dica pois elas são boas: verdadeiras irmãs! Caridade, obediência, generosidade e bondade é o que não falta na casa dessas adoráveis meninas. É um livro ótimo e essencial para as meninas que querem bons exemplos.Elas fazem grandes amizades e resolvem problemas juntas... Foi o livro que me deu gosto ainda maior pela leitura e pelos livros da Condessa de Segúr. Uma leitura muito interessante e atrativa para meninas a partir de nove anos. Se pretende ler, lhe desejo boa leitura!
A Mina de Ouro
Um grupo de amigos se aventuram em busca de ouro numa mina, eles levam o cachorrinho Samba mas não é isso que os ajuda a sair da mina quando todos eles se perdem dos pais e tios, estes vão embora depois de muito procurar sem nenhum resultado.
Eles encontram muitos perigos e conseguem se virar bem naquele labirinto. Leia e descubra como eles lutam pela liberdade. Meninas e meninos de qualquer idade gostariam de ler esta aventura divertida!
O Cachorrinho Samba
Se você gosta de livros e cachorros, este é o livro ideal para você! Este é o livro de um simpático cachorrinho chamado Samba, ele é o narrador deste livros de aventuras caninas. Assim, você descobre os prazeres e as desvantagens de um cachorrinho.
Nós passamos a pensar como ele e vemos como ele sofre nas aventuras. Mas ele não é diferente dos outros cachorros apesar da vida dele ser mais emocionante.Eu gostei muito de ler este livro e sei que muitos também vão curtir. É uma leitura recomendável para meninos e meninas de todas as idades!
Contos de Fadas
Contos de Fadas é um livro que contém um pedacinho de cada criança, pois cada uma prefere um conto em particular, sendo assim, o conto passa a ser parte dela. Eu li o livro com, aproximadamente, oito anos. Os textos são compridos e quando eu tinha aquela idade não conseguia ler as estórias de uma vez. Hoje, com onze anos, consigo lê-las inteiras.
Cada estória tem, aproximadamente, vinte páginas.
Os contos presentes no livro são:
Cinderela ou O sapatinho de vidro, Pele de asno
O Gato de Botas ou O Mestre Gato, O Pequeno Polegar, Chapeuzinho Vermelho, Barba Azul de Charles Perrault.
A Bela e a Fera de Jean-Marie Leprince de Beamont.
A Bela Adormecida, Branca de Neve, Chapeuzinho Vermelho, Rapunzel, João e Maria de Jacob e Wilhem Grimm.
A roupa nova do imperador, O Patinho Feio, A pequena vendedora de fósforos, A Pequena Sereia, A princesa e a ervilha de Hans Andersen.
João e o pé de feijão, A história dos três porquinhos de Joseph Jaccobs.
E tem ainda A história dos três ursos, cujo autor é anônimo.
Obs.: Com catorze anos, li o conto A Pequena Sereia e não acho nem um pouco adequado para crianças. Não me parece uma boa leitura nem para adolescentes! Também o conto Barba Azul é muito sinistro e os mais sensíveis, que não podem sequer ouvir falar de sangue e morte, devem evitá-lo.
Vale a pena ler antes de dormir ou nas horas vagas!
Apresentação
Quis criar um blog para registrar os livros que já li, assim, eu poderia sugerir livros que gostei para as pessoas que, assim como eu, gostam de ler. Além disso, eu tenho a chance de escrever sobre o meu ponto de vista em relação a cada livro que li. Com o blog, os autores passam a conhecer o que uma criança como eu acha sobre os livros escritos por eles.
Assinar:
Postagens (Atom)