Páginas

sexta-feira, 8 de janeiro de 2016

Raptado

Essa história se passa na Escócia. David Balfour acabara de deixar a casa de seus pais, após a morte do pai, para ir morar com seu tio Ebenezer. Mas ao invés de encontrar um tio amável e hospitaleiro, ele encontra um velho avarento, que vivia à custa de mingau e cerveja para economizar alimento e no meio da escuridão para economizar querosene. Viver com um tio desse seria deveras desagradável.
E David ainda contava com um problema: o tio não gostava dele, queria se livrar dele para ficar com a herança de seu pai. Isso dificultava demais as coisas.
As aventuras de David só começam quando seu tio embarca com ele em um navio para resolver negócios com o capitão Houseason. Mas isso só poderia piorar as coisas para David. Quando ele se dá conta, o navio parte com ele e seu tio não está mais a bordo. Raptado! David Balfour raptado pelo capitão Houseason! Agora ele tinha que esperar pelo desenrolar da história.
Mas a vida é cheia de reviravoltas. O destino de David Balfour seria bruscamente mudado com a chegada de Alan Breck a bordo do navio. Alan Breck, que acabei de mencionar, entrou nessa história quando foi recolhido pelo capitão Houseason como sobrevivente de um naufrágio. Ele estava vestido com o uniforme do exército francês. Para quem não sabe, a Escócia era dividida em diversos clãs: Stuarts, Campbells, entre outros. Alan era do partido dos Stuart e David era  um Campbell (ou pelo menos foi educado para ser um). Apesar de serem de clãs diferentes, David trava amizade com Alan Breck. Juntos, eles dão um jeito de tomar o navio e se salvar. David Balfour, na companhia de Alan Breck, viverá uma nova série de aventuras e da qual você está sendo convidado a participar.

Achei o livro bem interessante e emocionante, mas difícil de entender.Para entender tudo o que eu queria, tive que fazer uma boa pesquisa sobre os clãs da Escócia, sobre Alan Breck (que realmente existiu), sobre a Batalha de Culloden (citada no livro), sobre tudo isso. Alan Breck até que nos explica um pouco sobre a vida dele e os clãs da Escócia, mas tudo que ele explicou a David me pareceu um pouco confuso e achei melhor pedir ajuda às enciclopédias e à internet.
Posso até citar os dois sites de pesquisa (para caso o leitor se interesse sobre os clãs da Escócia) que mais me ajudaram:
http://www.clanmachamilton.com.br/kilt.htm
https://pt.wikipedia.org/wiki/Alan_Breck_Stewart

Boa leitura e boa sorte com as pesquisas!

Nenhum comentário:

Postar um comentário